sábado, 28 de dezembro de 2013

Domingo, 29/12/2013 - Sagrada Família

Liturgia do Dia


Reflexão:
Nas leituras deste domingo, temos a mensagem para a família. A primeira leitura vem nos falar de como devemos tratar nossos pais. Lembra o mandamento "honra teu pai e tua mãe" e nos pede que sejamos compreensivos e que cuidemos de nossos pais, principalmente na velhice. Quem respeita seu pai será ouvido em suas orações e quem obedece à sua mãe ajunta tesouros. Infelizmente, desde muito tempo, há notícias de tragédias em famílias causadas pela falta de obediência aos pais. É um erro pensar que esse comportamento vem de agora, como muitos falam "na minha época não era assim", para culpar a atual geração. Precisamos é pensar num futuro com mais ações cristãs e menos apontar de dedos, pois julgar é o que não temos o direito de fazer.
A Segunda leitura, de São Paulo aos Colossenses, retrata o amor que devemos ter para com os outros. Afinal, o povo de Deus forma uma grande família, no mundo todo. E é claro, esse amor não pode ficar somente entre nós. Mas deve ser emanado entre todos os povos, sendo nossa obrigação propagá-lo. Ele lembra ao povo que receberá sua carta, que os maridos e as esposas devem tratar-se bem, ajudando-se sempre. E fala também, no último versículo que os pais não devem intimidar seus filhos. Vemos muito, hoje, a cultura do medo sendo a fonte da educação que os pais dão aos filhos. "Se você não fizer isso, ou aquilo, o bicho papão vai te pegar". Ou então "Se você apanhar na rua, vai apanhar quando chegar em casa". São Paulo alerta para que o diálogo, antes de tudo, seja a educação dos pais aos filhos, sem perder a autoridade, mas sem autoritarismo.
O Evangelho fala da Sagrada Família Jesus-Maria-José. É preciso estar atento aos sinais de Deus. José recebeu os avisos do Anjo em sonhos e pôde livrar sua família da perseguição de Herodes. Às vezes, recebemos sinais, mas ignoramos, como se tudo o que acontece já estava escrito. Destino não existe e Deus pode nos tocar para que estejamos vigilantes, para evitarmos que algum mal nos aconteça. Se tudo o que acontece já estava marcado para acontecer, não faria sentido Deus nos prometer mais tempo de vida, por honrarmos nossos pais. Se tudo já estivesse marcado para acontecer, não existiria livre arbítrio, pois não teríamos escolha sobre o futuro. Mas o Evangelho nos mostra que José seguiu os sinais e garantiu a vida de sua família. 
Que sejamos vigilantes quanto aos sinais, quanto ao amor ao próximo e quanto ao zelo por nossa família, nossos pais. É isso que a liturgia deste domingo nos pede.

Sagrada Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário