Pensamentos

O filme Tropa de Elite 2, onde você aprendeu a criticar os Direitos Humanos, foi inspirado na CPI das milícias do RJ, que foi presidida pelo socialista Marcelo Freixo.
(Althielis)

Alguns acreditam num sistema onde todos semeiam de formas diferentes, alguns mais e outros menos, para que todos tenham os mesmos frutos.
Outros acreditam num sistema onde todos têm a mesma semente e, a partir do esforço individual, cada um poderá colher muitos, ou poucos frutos.
Obviamente, é muito mais fácil vender segunda ideia, porque quando a semente vem com gorgulho, ou quando a semente não dá fruto, ou quando a semente é transgênica e só dá frutos uma vez, a culpa não será de quem deu a semente ruim, mas de quem a semeou.

É muito mais fácil livrar-se da responsabilidade de dar sementes boas do que dar bons frutos.
(Althielis)

Jesus está morrendo nas penitenciárias e você, que vai à igreja toda semana, desejando que Ele continue morrendo.
(Althielis)

Jesus entregou até a chave do céu, mas tem prefeito acreditando que Ele vai querer chave de cidade.
(Althielis)

Quando falamos de eternidade, infinito, ou para sempre, significa que não importa a partir de qual momento começamos a contar, mas sim o que acontece "lá no fim", "no limite".
Por isso, mesmo se eu tivesse te amado e recebido seu amor somente no último dia de minha vida, seria eternamente feliz.
(Althielis)

O Jesus recém nascido já recebeu presentes. Vamos começar a presentear o Jesus de hoje, adulto e revolucionário?
(Althielis)

Acredito no Deus da vida, do amor, do perdão e da oração. Deus não retira a vida de ninguém e não coloca pedras no caminho de ninguém. O que aconteceu de ruim não foi obra de Deus, nem foi uma lição sobre algo que fizemos, muito menos "é para nosso bem, porque Deus quis assim". No sonho da criação estão somente o bem, a vida em abundância e o amor.
O Deus, que é uno, entende todas as pessoas, está no coração de todas as pessoas, está olhando por todas as pessoas.
Deus ama e cuida como uma mãe. Somente boas aspirações podem sair de Deus, por isso milagres existem, e destino não.
(Althielis)

A Polícia Federal prendeu o ex-governador do RJ e a Globo é incapaz de dizer "Sérgio Cabral do PMDB, partido do Presidente Temer".
(Althielis)

Tese: o Brasil não pode gastar mais do que arrecada.
Hipótese 1: Vamos fazer todas as auditorias possíveis e equiparar a carga tributária proporcionalmente à renda das pessoas, inclusive sobre rendas acionistas, para arrecadarmos muito mais e diminuirmos a diferença entre o que é arrecadado e o que é gasto. Assim, os cortes serão mínimos.
Hipótese 2: Vamos deixar a arrecadação como está, errada desde sempre, e simplesmente cortar os gastos.
O Governo escolheu a hipótese 2. Liberais aplaudiram de pé. As panelas conseguiram o que queriam: anular todos os avanços dos últimos anos.
(Althielis)

A sociedade sempre ignorou todos os abandonos de lar por parte dos homens. Mãe solteira é normal. Pai solteiro é herói. Forçamos as mulheres a carregar um fardo maior do que nós homens podemos imaginar. Aí, quando algumas mulheres não aguentam e reagem, nós as condenamos. E mesmo depois de tanto tempo, Jesus continua sendo o único a não querer apedrejar as mulheres que erraram.
(Althielis)

Se a meritocracia existisse, as negras e os negros receberiam os maiores salários, em todas as áreas. Mas na verdade eles precisam ser muito, muito melhores do que qualquer branco para conseguirem o mesmo emprego.
Precisam estudar mais, ser mais profissionais, não podem estar num dia ruim, muito menos mal vestidos, e recebem o mesmo salário de um branco mediano.
Nos departamentos de RH, mesmo que seja para nunca entrar em contato com um cliente, a cor dos candidatos é fator determinante para a contratação.
Nos locais de atendimento pessoal aos clientes, os negros são evitados pelos consumidores e sabem que precisam conhecer os produtos, precisam saber vender, muito mais do que qualquer branco.
E se você acha que isso tudo é fantasia, responda à pergunta: você aceita ser tratado como os negros são?
(Althielis)

Estou num momento da vida que não saio falando qualquer coisa que vem na mente, nem compartilhando correntes, ou frases e links que não são possíveis de ser provados verídicos. Antes, reúno fatos, imagens, argumentos e só depois largo o doce.
(Althielis)

Em uma grande cidade brasileira, selecione os 10 bairros periféricos mais perigosos. Em cada um deles, escolha aleatoriamente 10 famílias e selecione o chefe, ou a chefe, de cada uma dessas famílias.
Selecione, também, as 100 pessoas mais ricas dessa cidade.
Coloque todas essas 200 pessoas no polígrafo e faça somente a seguinte pergunta: Você lucra com o Narcotráfico, ou com a guerra contra as drogas?
Com a resposta você entenderá porquê os poderosos nunca defenderão um projeto de educação pública de qualidade, nem diminuir as desigualdades. Para eles, o seu dinheiro vale mais do que a vida de milhões.
(Althielis)

A melhor ferramenta para transformar a sociedade chama-se sala de aula. É por isso que tem poder não defende os professores, é por isso que o dinheiro da Educação some, é por isso que Paulo Freire não é aplicado em grande parte do Brasil.
(Althielis)

O sistema absorve quem se levanta.
(Althielis)

No Brasil, quem está interessado em ter Escola Pública de qualidade ainda tem menos poder do que quem precisa que a Educação Pública seja ruim para continuar rico.
(Althielis)

Não importa o quanto você é do povo, nem quanto você conhece da realidade. Não importa o quanto você sonha com um mundo melhor, nem o quanto você luta por isso; você não tem o direito de culpar o povo, nem por uma eleição, nem pelo canal que assistem.
(Althielis)

Você pode ser contra a PEC 241 (no Senado é PEC 55), ou acreditar que os políticos irão investir mais em Saúde e Educação do que o mínimo obrigatório por lei, por exemplo.
(Althielis)

Em todas as Universidades, a faculdade de medicina é a maior, a mais rica, a que recebe mais investimentos e a mais respeitada. Há faculdade de medicina que possui seu próprio clube para servidores, para não se misturar com os outros servidores. Tudo bem, precisamos cuidar da saúde do povo.
Mas nunca vi um político, ou um governo, dizer que saúde é mais importante do que educação. Onde ficam as faculdades de Educação? Sem dinheiro, sem investimentos, poucos professores concursados, mínimo de respeito.
Tudo começa com boa educação. O governo sempre tem medo que algo bom comece no meio do povo.
(Althielis)

Deus realmente não joga dados, Einstein, porque Ele possui projetos, mas se Ele jogasse jamais poderia escolher qual face ficaria para cima.
(Althielis)

Faz parte da democracia perder nas urnas. O povo não é burro porque não votou em quem acreditamos ser o(a) melhor candidato(a). Fomos nós que não fizemos o bastante para explicar melhor ao povo nossa opinião.
É por isso que as movimentações de rua importam sim. É por isso que a base não pode ficar de fora dos debates, é por isso que os conselhos de moradores precisam ser reativados, é por isso que precisamos levantar, sair do campo das ideias e ajudar a periferia no dia a dia, na prática.
(Althielis)

Como é que a gente ensina aos alunos que devem ser éticos, se há autoridades desse país que não são? Estão esperando que os jovens deem exemplo, enquanto fazem o dinheiro público sumir e, mais do que isso, liberam seus cães para atacarem a pequena parcela de jovens que vai às ruas manifestar-se.
A gente precisa deixar de aceitar que alguém se torne autoridade sem ter formação para tal.
(Althielis)

Aí os BRICS se tornam RICS, dão certo como nunca e a gente não vai saber porquê. O Brasil é o país do futuro há 70 anos, mas a gente sempre prefere entregá-lo aos EUA.

Presidente do STF diz que cabe dupla interpretação da Constituição, sobre sofrer impeachment e ter seus direitos políticos suspensos, e um Senador cria um projeto de lei que diz que um professor não pode interpretar a situação social do país. 
(Althielis)

Critica o termo "presidenta", que está em todos os dicionários respeitados da língua portuguesa, porque o povo não está acostumado e a maneira como Dilma prefere ser chamada é irrelevante.
Aceita mudar o nome de Artur Mariano para Artur Nory, porque ele quis utilizar outro sobrenome, para o povo não lembrar que ele é racista, que compara negros a sacos de lixo.
Não há argumentos nessa gente. Há a certeza de que tudo deve ser feito para manter o patriarcado branco.

A escrita é a visão de um mundo, ou uma visão de mundo. Quando é apresentada com o intuito de agradar a quem lê, pouco me parece importante. Quando atende ao gênero literário que se deseja, torna-se relvante, como exemplo, ou contra-exemplo.
(Althielis)

Você pode governar, enquanto aceitar o que pedirmos. Assim, também iremos aceitar muito do que você propor.
Se, algum dia, negar-se a dar o que pedirmos, aquilo que fizeste quando éramos amigos será usado contra si.
Se não aceitares desde o início, nada governarás.
Não é questão de valores nominais, mas sim valores ideológicos. Aqui só se pode governar enquanto pudermos andar juntos, por nós mesmos.

A gente precisa entender que os ideais são traçados por quem nunca esteve lá, ou por quem é uma grande exceção à regra.
Querer quase tudo, porque alguém disse ser possível, ou porque alguém o é, não é uma boa maneira de viver.
A gente precisa entender que a vida é limitada e que é preciso saber dar um passo de cada vez.
O que eu já soube pode ajudar-me a chegar aonde quero, mas só o que eu sei hoje pode ser usado como parâmetro.
Saudosismo é uma maneira de se evitar viver.

Certamente o povo é contra o narcotráfico. Já sobre as elites, não podemos dizer o mesmo.
(Althielis)

Se não falarmos a uma criança que o céu é azul, ela nunca perceberá. Na verdade, ele não o é, mas a gente que se convenceu disso.
Chama-se Ciência do Engano.

Quer dizer que no Rugby dá pra fazer 7 pontos num único ataque? Chega de ser o país do futebol, quero Rugby porque dá pra virar o 7x1 rapidinho.
(Althielis)

46 do segundo tempo, ganhando de 5x1. A goleira brasileira pega a bola, não faz cera, sai jogando rápido.
Jogue futebol como uma mulher.

Minha médica falou mal de Dilma durante a consulta e também no Facebook.
Baseado nisso, contra a doutrinação de pacientes que estão em situação vulnerável diante da autoridade dos médicos, vou propor os programas hospital sem partido, clínica sem partido, hematologista sem partido, linfoma sem partido e Facebook sem partido.
Chega de criar uma classe de pacientes que só conhecem um lado da realidade.

1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. A culpa é do socialismo, porque os países capitalistas desenvolvidos não vivem da escravidão e da fome de outros países. A especulação de mercado não é uma forma de colocar cada país no seu lugar.
Onde há ditadura, não há liberdade, nem direitos fundamentais garantidos. Questionemos as ditaduras e, depois, o suposto sistema econômico.

Sair de casa, abraçar os amigos, ver a lua nascer, sentir o vento no rosto é rotina para a grande maioria das pessoas, mas é preciso dar importância às coisas simples da vida.
E talvez feliz mesmo é quem tem a oportunidade de dar outro significado a essas coisas.

Na Democracia, a gente sempre pode aprender algo bom com qualquer situação.
A Copa e as Olimpíadas nos ensinaram que quando algo deve acontecer, o dinheiro necessário aparece e é empregado como esperado.
O que falta a nós, para avançarmos o tempo que ficamos parados, é leis que obriguem o Estado a cumprir metas para a Educação, com penas pesadas a quem desobedecê-las. E a Democracia precisa das leis que emanam da essência do querer do povo.

O eleitor, que agora compreendo ser, no mínimo, alguém que não tem nada melhor para fazer, julgando-se no dever de acompanhar a eleição da Presidência da Câmara Federal, tem a indigesta obrigação de ver o candidato à presidência Gilberto Nascimento do PSC de SP falar por 10 minutos sobre si e finalizar dizendo que vai votar em Rogério Rosso (PSD-DF), aliado de Cunha.
O que melhor pode expressar o que é a maioria da representação dessa casa, além deles próprios?
Isso faz-me lembrar daquele domingo, em que a grande maioria dos deputados gritaram defender o país e, principalmente, defender a opinião do povo. Eu vivo a preguntar-me como é possível ouvir o povo um dia, e fazer política pautada em interesses pessoais todos os outros dias.

O cristianismo é uma via de mão única. Cristãos não fazem juízo sobre as outras pessoas. Cristãos não dependem das ações de outras pessoas. Cristãos apenas amam, independentemente da situação.
Qualquer desejo para com outras pessoas que não esteja baseado no amor, nada tem a ver com o que o negro de Nazaré ensinou.

Milagres existem. Destino, não.
(Althielis)

A alma faz os planos, mas às vezes o corpo tem outras necessidades. E a gente precisa cuidar do corpo para poder continuar sonhando.
(Althielis)

Aí o aluno diz que vai falsificar a assinatura do pai.
O professor de direita só pensa "esse aí vai pro crime rapidinho".
O professor de esquerda vai até o debate sobre a redução da maioridade penal e explica as mentiras que todos já ouviram sobre o assunto.
Não existe professor neutro. Existe professor que vai ignorar as situações perigosas a seus alunos e professor que explicará a realidade, visando a vida em sociedade.

"Não fale em crise, trabalhe." - Presidente Michel Temer.
Ontem a crise gerava desempregados. Hoje os desempregados geram a crise.
Os empresários dormem sorrindo e o salário dos trabalhadores vai diminuindo.

Manaus é bela e possui problemas tão quanto Salvador. Centro histórico, edifícios centenários, comida muito boa, cultura impregnada no povo, crescimento desordenado, falta de saneamento básico. A única grande diferença, que percebi, entre as duas metrópoles é que venta muito pouco em Manaus (os dias são predominantemente abafados e chove muito). Em compensação, há ar-condicionado por todo lado e água é grátis em qualquer restaurante.
Das cidades que já visitei, Manaus seria uma grande candidata para morar.

É comum preferirmos as referências estrangeiras, em detrimento da cultura, história e luta brasileira.
Na religiosidade não é diferente. Na minha igreja não é diferente. 
Quantos jovens católicos compreendem o caminho que a juventude católica fez, desde a década de 1950?
Passando pela sofrida ditadura, mas com a esperança da luz trazida pelo Concílio Vaticano II, o quanto a Igreja-povo sofreu com as perseguições políticas, a fome, a falta de terra e trabalho, o quanto a Igreja-instituição contribuiu para a redemocratização do País e qualificou o debate político, por leis e ações sociais mais justas, pela defesa da vida; é importante nos perguntarmos: quais expressões da juventude católica de hoje têm essas marcas históricas?
As Pastorais da Juventude e as Pastorais Sociais são a Ação Católica de hoje. São fruto daquilo que o Brasil viveu e representam os passos que precisamos dar.

Para as crianças, os anos parecem não passar.
Para os(as) jovens, os anos são determinantes para seu futuro.
Para os(as) adultos(as), os anos são rotina.
Para quem dedica a vida às causas que acredita, o tempo não importa. Quando estiver idoso(a), você olhará para trás e saberá que a contagem cronológica nada tem a ver com a vida.

Converso com meus alunos que moram na periferia, trabalham o dia todo, estudam à noite e precisam provar o tempo todo que não são bandidos, apesar de serem negros, sobre porquê ser contra à redução da maioridade penal e eles entendem rapidamente, bastando um olhar crítico para a realidade e os interesses de quem defende a construção de cadeias, em detrimento da qualidade da escola pública.
Então, falo aos "cristãos" sobre o evangelho, os vários ensinamentos dO Cristo sobre os marginalizados, sobre a mulher pecadora, sobre o bandido crucificado ao Seu lado, sobre a própria condenação e execução de Jesus, e eles continuam concordando com o discurso de ódio, de vingança com as próprias mãos, de pena de morte legal e ilegal, de descartar os pequeninos.
Isso é consequência do péssimo costume desses cristãos, em julgarem-se melhores do que os outros.
Aquele que sabe que é pecador e que não merece o perdão, é o primeiro a recebê-lo, é o primeiro no Reino. Aquele que tenta salvar os outros julgando-os a partir de suas próprias atitudes, ou que julgam-se mais santos, mais próximos de Deus do que os outros, esses estão profundamente atraídos pela hipocrisia.
Evangelho sem realidade é fé sem obras.
(Althielis)

Você, Senhor de Engenho, precisa ser autoritário e mentiroso parte conseguir o que quer. Nós, movimentos sociais, além de não querermos só pra nós, basta que digamos a verdade e teremos o povo do nosso lado.
(Althielis)

Há que conquistar todos os dias sim! Pode necessitar só de um sorriso, ou vários minutos de diálogo, poesias, declarações... Mas se perdermos o calor do coração, que mexe com todos os sentidos, então também perderemos o desejo, a chance de ser e fazer a pessoa amada completamente feliz.
(Althielis)

Cuba antes, Estados Unidos depois.
O itinerário do Papa Francisco parece significar que o objetivo é levar a mensagem de libertação dos cubanos aos estado unidenses, e não o contrário.
(Althielis)

Suspeito de assaltar um ônibus é filmado, tem nome, endereço e família divulgados.
Presos na operação da Polícia Federal, suspeitos de fazer parte de uma quadrilha que desviou R$270.000.000,00 da loteria somente em 2014, não tem nomes, profissões, nem imagens divulgados.
E mais: o ex-jogador famoso que teve dois carros e computadores apreendidos, tem direito à ampla defesa também na TV. O advogado fala num dia, no outro passa entrevista exclusiva com ele, para se justificar.
O crime não é o caminho, nem a solução. Mas quem a mídia está protegendo?
(Althielis)

A gente luta pelo que ama, porque acredita que o amor é vida e perdê-lo é morte.
(Althielis)

Para reconhecer o que há de sagrado no outro, na outra, basta olhar mais de perto.
(Althielis)

Quando foi a última vez que você não teve medo do negro que entrou no ônibus, ou do negro que andava em sua direção na rua?
Quando foi a última vez que você teve medo de passar ao lado dos prédios das grandes construtoras lembrando dos escândalos de corrupção? Quando olhou para um empresário branco e quis matá-lo porque provavelmente ele roubou milhões dos cofres públicos?
Quando foi a última vez que você lembrou que os R$50 bilhões que somem dos cofres públicos todos os anos estão nas contas de milionários, em paraísos fiscais?
Quando foi que você pensou que o tiro na favela é o único grito que muitos aprenderam a dar? Quando foi que percebeu que o tráfico de drogas é controlado pelos ricos, de seus apartamentos de luxo?
O negro e o branco. O dever e o direito. O marginal e o homem de bem. O usuário e o traficante. O morto e o eleito.
(Althielis)

Despertar o desejo pela mudança dos paradigmas ditados pela zona do conforto. Essa é a missão dos professores. É por isso que sou professor.
(Althielis)

Desde que não seja crime, todos têm o direito querer qualquer coisa. O que diferencia o querer da elite do querer do povo, é que a elite só está interessada em si mesma.
(Althielis)

Geralmente sabemos explicar o que nos chama atenção nas outras pessoas. Podemos até amar certas características. Mas é o inexplicável que produz e mantém o verdadeiro amor.
(Althielis)

Quando a alma transborda, pinga poesias no papel.
(Althielis)

As coisas mais incríveis da vida vêm acompanhadas de surpresa, amor e, inevitavelmente, medo de perdê-las.
(Althielis)

A juventude tem um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor, porque a juventude não descuida do amor, nem da vida. Somos profetas da esperança. A Pastoral da Juventude é a formadora de nossa ação, mas o terreno que agimos é a realidade de cada um e de cada uma.
(Althielis)

A PJ é tão forte, que o posicionamento de 4 PJoteir@s de São Paulo rodou todas as redes sociais. E cada coordenação diocesana da PJ sabe responder os questionamentos.
A PJ incomoda tanto assim, porque a PJ é a maior organização de juventude da América Latina. E quem não se sente representado por ela (e tem esse direito) acha que o melhor a fazer é manchar a sua imagem (não tem esse direito), sem se preocupar com o que vai causar à vida de tantas pessoas que se doam diariamente às causas do evangelho, através da PJ.
Mas sabemos bem que comungar é tornar-se um perigo.

Por isso viemos pra incomodar.
(Althielis)

Se me inspiras, tenha certeza de que mexes com tudo que me faz bem.
(Althielis)

Aqueles momentos que você fala e o coração vai junto, palpitando cada palavra, do fundo da alma para os ouvidos do ente amado.
(Althielis)

Ninguém pode ser tratado(a) como objeto. Cultive amizades, elas se tornam a nossa base de argumentos, de alegrias e aprendizados. E são as amizades que se tornam nos maiores amores, nos melhores momentos da vida.
(Althielis)

A gente se apaixona pelos sorrisos, pelas falas que envolvem luta, pela partilha da vida, da palavra e do pão. 
A gente se apaixona pelas comunidades simples, mas cheias de pessoas, pelos jovens da periferia.
A gente se apaixona pelos grupos de jovens que encontramos longe até da própria igreja.
É por isso que a gente se apaixona pelo Evangelho e pelo jeito como a Pastoral da Juventude o vive.

Não é por nós mesmos, mas sim porque os jovens e as jovens são o presente mais lindo e inticante que a sociedade pode ter.
(Althielis)

Há um significado na palavra missão, que não nos deixa desviar o olhar do que é sagrado no outro e na outra, que nos cobra o dever de dar prioridade ao todo, em detrimento de si mesmo. Não, não é loucura, não é relativismo. O nome disso é cristianismo.
(Althielis)

Sou uma alma imortal presa nas contradições de um corpo muito frágil.
Quem não quer sair e ver todo o resto de uma vez?
E se não for assim, quem sou eu? 
Eu, meu eu, meu mundo, meus conflitos.
O que é a ciência diante da alma?
O que é o universo diante da solidão?
O que esperar do que não se conhece, não se toca, só se sente?
E se fui peso para alguém, ou leveza para outros, ou paixão, ou decepção. 
O que terei levado daqui? O que me fará a escuridão?
(Althielis)

Em algumas situações sabemos o que as pessoas podem, ou não, fazer. Consequentemente, não podemos esperar o que não vai acontecer.
(Althielis)

Aos educadores que optam pela pedagogia libertadora, saber gerenciar os conflitos das salas de aula, utilizando as relações horizontais, é um passo importante na (re)descoberta do próprio jeito de ensinar e, obviamente, de aprender.
(Althielis)

A um poeta, sentir a inspiração soltar sua mão é como ser condenado à prisão perpétua. Nem a morte é pior, porque dela se faz poesia.
(Althielis)

A Igreja popular, formada pelas pessoas que enfrentam as dificuldades de nossa sociedade, mas que nem por isso perdem a fé, nem deixam de enxergar a face de Cristo nos outros e nas outras, é o exemplo atual das primeiras comunidades cristãs. 
Para quem acha que é impossível viver a cultura da paz, ou que a vivência da esperança só dura alguns dias de encontro, precisa conhecer a gente humilde, trabalhadora, ribeirinha, periférica, camponesa, a gente que vive feliz, mesmo que possua pouco, mas, como Jó, agradece ao Senhor, reza e acolhe a todos e todas.
Conhecer essas pessoas nos dá a certeza de que a Civilização do Amor é possível, a certeza de que a igreja da esperança não cansa, não sessa, não desiste, não "perde".
Essa é a igreja libertadora, da Teologia da Libertação
(Althielis)

Quem encontrou este olhar, doce poetisa, artista de nascença, e de fato não encontrou também o amor?
(Althielis)

Eu tenho medo dos bandidos que dirigem sob efeito de álcool;
Tenho medo dos bandidos que dirigem acima do limite de velocidade;
Medo dos bandidos que oferecem e dos que aceitam dinheiro para liberar o carro da multa;
Tenho medo dos bandidos que estacionam em vagas especiais indevidamente, porque vão ali rapidinho;
Passo longe de bandido que falsifica carteira de meia entrada;
Aqueles bandidos que dão carteirada para entrar no país sem pagar impostos de mercadorias, se são desonestos em pequenas coisas, imagina nas grandes;
O bandido que faz gato de água para encher sua piscina;
Bandidos que se negam a dar nota fiscal;
Bandido que não declara imposto de renda;
Bandido que fura fila;
Bandido que compra e usa produtos falsificados.
Bandido bom é bandido morto?
(Althielis)

Provavelmente o maior erro de nossa civilização é acreditar que somos a única geração inteligente que já existiu e que tudo o que existirá será fruto de nosso trabalho.
Onde estaremos daqui a 10.000 anos? Teremos sobrevivido a nós mesmos?
(Althielis)

A hóstia consagrada é o Corpo de Cristo. Cada parte, cada pedacinho dela é o Corpo de Cristo.
A Igreja-Comunidade é o Corpo de Cristo. Cada parte, cada membro dela é o Corpo de Cristo. Cada marginalizado(a), cada sem teto, sem terra, desempregada(o), faminto(a), desnuda(o), cada cidadão exterminado é o próprio Cristo.
E cada pobre, material ou espiritual, deve ser a prioridade das igrejas-instituições.
O PAPA Francisco disse: "Como eu gostaria que as comunidades paroquiais, estando em oração, ao avistarem um pobre entrando no templo, se ajoelhassem aos seus pés, em veneração, como fazem com O Senhor."

O discurso "Fui assaltado, por favor matem o assaltante" para mim é muito parecido com "Nós temos uma lei, e segundo essa lei ele deve morrer, porque se fez filho de Deus" - Jo 19, 7.
Ora, assim, segundo nossa lei, quantos são mortos, ainda em nome de Deus? Por isso matamo-nos uns aos outros e temos o cinismo de achar que o erro está só em quem morre.

Há cristãos mais interessados em falar de panelaço do que de políticas públicas, mais interessados em falar dos pecados dos jovens do que do extermínio que acomete os mais pobres, mais interessados em criticar o projeto de reforma política democrática do que abrir a mente para contribuírem no processo.
Pergunto-me como essas pessoas vão dormir acreditando que podem continuar sendo assim.

Se a periferia engarrafa às 22h é sinal que ela está vivendo. O lugar de construir a comunidade é na porta do vizinho, é na esquina conversando, é na rua partilhando. Quem disse que devemos nos trancar em casa e cada um cuidar só de si, está interessado em manter a cultura do medo, onde não podemos nos encontrar, nem tentar melhorar.

Só torne externo o que você realmente acredita ser. E ninguém é tudo o que quer, nem gosta de tudo o que é.

O que você precisa saber, dessa vida, é que pôde espalhar o amor.
(Althielis)

Todos nós traçamos e seguimos prioridades. Mas não podemos escolher qualquer prioridade. Os cristãos não têm o direito de priorizar sua vida particular, seus bens e seus interesses em detrimento do bem estar de todos.
(Althielis)

Ah, o silêncio dos bons. Como traz o nó na garganta de quem o presencia.
(Althielis)

Que violência gera violência, todo mundo sabe. Mas a questão é: quem deve deixar de ser violento primeiro: o Estado, ou a população?
(Althielis)

Num determinado dia, você acorda e percebe que seu eu avançou além das suas pernas, que sua subjetividade está um passo à frente dos caminhos físicos que percorreu. É aí, nesse lugar teológico, que a profecia se faz presente. É aí, nesse lugar metodológico, que você encontra forças para completar os ciclos que sonhara. 
(Althielis)

A profecia não pode cessar. Somos os protagonistas do século XXI. Não temos o direito de entregá-lo pior às próximas gerações.
(Althielis)

Eu não posso atuar na política partidária, porque jamais aceitaria abrir mão de um direito do povo, para garantir outro. Troca de favores entre partidos, ou entre políticos é a maneira legal de retirar o pouco que o povo tem.
(Althielis)

Se faltasse Wi-Fi e 3G por uma semana, enlouqueceríamos, entraríamos em depressão, todos sairíamos às ruas cobrando explicações, ocuparíamos a Oi, a GVT, a Net, a Vivo, a Claro e a Tim, pararíamos a cidade. Mas faltou água. E com 10% da água, que usamos normalmente, dá pra sobreviver...
(Althielis)

Continuamos tratando as consequências. Ninguém acredita no sistema prisional brasileiro. Todo mundo quer colocar adolescentes lá.
(Althielis)

Para os deputados da CCJC as cadeias são a solução para a criminalidade. Deve ser por isso que o Brasil é o terceiro país com mais presos do mundo (750 mil), sendo 300 mil aguardando julgamento. 
Mas, então, não deveríamos ser o terceiro país mais seguro do mundo?
Queremos segurança pública, mas seguimos os passos dos países que fracassaram nesse quesito. Os EUA não são modelo para ninguém no quesito encarceramento. Muito menos a China (países com mais presos do que o Brasil), mas aí o Brasil aprova a tramitação da proposta da redução da maioridade penal.
É tão difícil entender que ter mais presos do que estudantes só vai aumentar a criminalidade?

O Brasil precisa de mais escolas, e não de mais cadeias. Diga NÃO à redução da maioridade penal.
(Althielis)

Promove o amor e a compaixão para com todos os povos, independente de orientação sexual, crença, ou local de nascimento: é chamado(a) de progressista, que relativiza a fé e usa ideologias modernas para deturpar o evangelho.
Promove perseguição às mulheres que abortaram, aos templos de outras crenças, aos homossexuais e acreditam que tudo o que é diferente de sua fé é totalmente errado e digno de pena: é chamado(a) de conversador(a), tradicional.
Conclusão: ou Jesus é ultra-progressista desde o século I, ou sou ultra-conservador.

Fiz panelaço da varanda, no dia da mulher, na hora do pronunciamento da Presidenta. Vou sair às ruas dia 15, pedir impeachment sem nenhuma prova concreta e estarei protegido pela mídia e pela polícia.
Mas que não me venham esses vagabundos dos sem-terra, dos estudantes, dos professores, parar o meu trânsito para protestar por terra, passe livre, ou melhores condições de trabalho. Esses vândalos que fecham as ruas, que quebram os bancos sem motivos, que impedem meu direito de ir e vir e que a TV mostra muito bem quem são.
Por isso, vou usar a hastag "vem pra rua", que não tem nada a ver com direitos para todos e não tenho o dever de respeitar as manifestações dos outros, pois tenho certeza de que as minhas serão respeitadas.

Alguém grita por socorro, alguém grita que não merece morrer. Alguém chora porque pode ser o(a) próximo(a). 
Quem pode ajudar, quem pode dar no mínimo uma palavra de respeito por aqueles que gritam, escolhem o silêncio, por preferirem manter a boa vizinhança com todos, por acreditarem que a morte de um(a) único(a) que chora, é menos importante do que a diplomacia. 
Pois quem se cala diante de tudo que aconteceu e, pior, de tudo o que pode acontecer; está compactuando com as mortes, está sujando as mãos e a mente de sangue de INOCENTES!

Cem vezes escritos um sem número de pensamentos, que só são aproveitáveis quando devidamente ruminados. Se em todo esse tempo quem vos fala pensasse em si e em nada mais, estaria agora sem esses cem sentimentos.
(Althielis)

Ser escritor é espalhar o convite: “pode bater que eu aguento”.
(Althielis)

Inspire letras, expire palavras, respire frases.
(Althielis)

Que a arte seja eterna, para que não se chore a morte dos poetas.
(Althielis)

Quantos bandidos Jesus adotou e levou para casa?
O cobrador de impostos, que fazia caixa 2;
A mulher que traiu o marido;
Os mendigos, que viviam jogados na entrada da cidade;
O criminoso condenado à morte;
E muitos outros excluídos da sociedade foram os preferidos de Jesus: as crianças, as mulheres, os samaritanos, etc.
Quando alguém me diz "tá com pena de bandido, leve para casa", eu respondo "mas é isso mesmo que os cristãos devem fazer". 
E quem se diz cristão, mas defende o discurso de ódio contra os bandidos, também deve acreditar que Jesus foi condenado, como bandido, justamente.

Cristãos acreditam que bandido bom é bandido morto, ignorando o fato de que Jesus foi morto como um bandido.
+Evangelho
-Religião

Ninguém da minha família utiliza gratuidade no transporte público. Segundo a lógica das pessoas que são a favor da redução da maioridade penal, eu devo ser contra a gratuidade para idosos e pessoas com necessidades especiais. Não porque eu tenho bons argumentos, ou que eu pense nas causas, mas sim porque ninguém da minha família é/foi "contemplado" por essa medida.
Tomem aqui seus troféus de reacionários.

É incompatível ser cristã(o) e defender as causas dos poderosos.
(Althielis)

O coração gosta de mandar na gente, né? Acha que sabe tudo, que pode sentir o que quiser, que o final será feliz. O coração de um romântico vive intensamente o que julga ser amor, mesmo quando enganado por um mínimo sinal falso.
Ama quem o ignora, ignora quem o ama. O coração tem dessas loucuras, de fazer a razão entrar em espiral. E o romantismo é tão volátil, quanto profundo.
Ah! O introvertido romântico. É tão observador e detalhista, que um único erro pode mudar tudo, ou é tão cego, que cria uma imagem irreal do ente amado, por ser utópico.
Há dias de tranquilidade, há dias de vazio com ansiedade. Há dias de solidão em meio à multidão, há dias de noites projetando futuros improváveis.
Mas perece que, no fim, a razão sempre está lá, esperando o coração, para dizer: —Eu te avisei!
Mas há de ser deste mundo, quem consiga fazer o coração sentir o que o cérebro vê, ou fazer o cérebro estar são para um coração apaixonado.

Nunca questione uma lei que você não conhece bem.
(Althielis)

Há muita gente disposta a acolher o Jesus que está no Céu. Mas quantos estão dispostos a acolher os pequeninos, imagem e semelhança dEle?
Já tive que ouvir, inclusive de cristãos, "se quer defender 'bandido', então leve para sua casa." Jesus foi crucificado por ser condenado, quem diria, como bandido. E ainda teve, ao seu lado, um bandido que se salvou. Não está claro? Hoje, amanhã, e todos os outros dias, não são dias de aceitar Jesus, como seu Senhor, Salvador e somente isso. São dias de aceitar que todos os que sofrem, assim como O Senhor sofreu, possam ter um olhar de compaixão, de acolhimento, de compreensão. Muitos pequeninos são julgados instantaneamente, nos programas de TV. Quantos desses podem ter tido uma vida parecida à do bandido ao lado de Cristo? Não saberemos, se não lhes dermos a chance de se reerguer. Pagar pelos erros? Sim! Mas pagar com dignidade e com a garantia de poder ter a segunda chance, aquela que não fomos capazes de dar nem ao próprio Cristo.

23 mulheres, em grande maioria de origem pobre. Muitas delas, mesmo sendo as melhores no que fazem, ainda continuam pobres. Elas, seleção Feminina de Futebol, ganharam o campeonato mundial, contra a fortíssima seleção dos EUA. Nenhuma palavra de agradecimento, de mérito, de festividades, saiu da tela da Rede Globo. Enquanto isso, o representante de um esporte pouco profissional no Brasil, Medina, do Surfe, virou o ídolo, salvador da Pátria, o símbolo de superação, etc, etc.
No momento que o Futebol feminino dá um banho no futebol masculino, somos convidados a venerar, somente, um campeão não muito importante para as crianças. O ideal seria que os dois tivessem o mesmo espaço para celebrar seus títulos.
Como sempre, a imprensa diz muito mais sobre o que ela não veicula, do que sobre o que ela tenta informar.

As forças do amor podem ser destrutivas, se você não souber canalizá-las para além do ente amado.


Se houvesse apenas uma estrela no céu, todo o resto seria desinteressante.
(Althielis)

Se você olhar para o chão, qualquer movimento trará uma nova perspectiva. Se você olhar para as estrelas, todos os movimentos serão iguais. Cada momento da vida necessita de um referencial consoante com o que se almeja.
(Althielis)

O reencontro é nutrido pelo empenho mútuo em aperfeiçoar o que foi positivo e mudar o que não foi.
(Althielis)

Tudo o que você tem, tudo o que você é só depende de você. Nenhuma força externa pode atrapalhar sua ascensão, sua vitória. Se você não conseguir, a culpa é só sua. E quantas pessoas vivem assim, porque não se esforçam, e continuam honestas, não se revoltam contra o sistema? Aceite sua situação, foi você quem a criou. [/ironia]
(Althielis)

Os sonhos das crianças precisam ser alimentados.
(Althielis)

Aqui tem egocentrismo, orgulho e calculismo, mas que sempre se unem para destilar o amor.
(Althielis)

Olhar para todos com amor. Pratique.
(Althielis)

Sair da zona de conforto, confrontar o sistema e jamais perder a ternura. Eis a "pedra angular" da educação pública de qualidade.
(Althielis)

E que me toque a alegria, a paixão, as mãos, as bocas, as línguas. Que a coragem, a vida e a verdade me peguem de jeito. Que os momentos arranquem suspiros de mim e que meu coração sinta a adrenalina presente neles. E que o amor penetre com toda sua intensidade em meu ser me fazendo gozar com as dores e o prazer.
(Michele Lima)

Não é o fato de alguém já ter cometido um ato infracional, que justifica outro ato. É o fato de não termos nenhum compromisso com a recuperação e reinserção das pessoas na sociedade. A lei prevê recuperação, mas o sistema não a cumpre. Além disso, aparecem abutres na TV, para dizerem que é melhor matar do que reeducar e também não temos consciência de que todos podemos precisar de uma segunda chance.
(Althielis)

Quando você sente que finalmente está no passo certo, de um projeto que você ama com todas as forças, a vida se torna muito mais significativa. 
(Althielis)

Não tenho interesse em fazer politicagem, em favor de grupo e/ou instituição algum(a). Prefiro, sempre, a verdade.
(Althielis)

Dois corpos no mesmo passo,
Um laço que nos une no mesmo compasso,
É silencioso, intenso, não causa estardalhaço.
Move dois mundos, em nós ocupa um grandioso espaço.
Por isso eu quero morar nos seus braços
Para sempre partilharmos o nosso, apertado e demorado, abraço.

Se eu dependesse da sua presença
No último suspiro de cada dia,
Para poder sobreviver ao outro dia,
De falta de ar eu jamais morreria.

O corrupto que nunca furou fila, provavelmente nunca precisou ser corrupto.

E há quem diga que sente-se excluído(a) porque é branco(a). Temos a obrigação de garantir os direitos historicamente negados. E pouco importa se isso implica em diminuir os nossos direitos. Não sou negro. Apesar de morar na periferia, fora dela não sofro preconceito. Já fui bem tratado, quando o alarme apitou quando passei pelo sensor (era o livro da biblioteca da faculdade, que também possui tarja magnética). E assim é, quando qualquer não negro passa por isso. Enquanto houver a desconfiança impregnada em nossa cultura, temos o dever moral de lutar contra ela.

Conheço um homem que lia 2000 páginas de livros por semana em busca de conhecimento, mas que se sente muito mais realizado depois que passou a fazer a perguntas certas e encontrar as respostas dentro de si.

Quando alguém faz o bem, chovem elogios do tipo "ainda existem pessoas honestas", "o mundo ainda não está perdido", etc. Mas o que nos faz pensar que há mais pessoas ruins do que boas? Há 200 milhões de brasileiros, quem acredita que mais de 100 milhões são desonestos? Somos vítimas da inversão de valores, que nos faz ter medo de todos, nos faz deixar de conhecer melhor nossos vizinhos, colegas, etc. Somos um povo hospitaleiro, honesto sim, muito caloroso, que é capaz de superar a cultura do medo, da morte.
(Althielis)

Meu sangue vale menos do que o sangue de quem sofre mais do que eu.
(Althielis)

Já pensou o quão bem estaríamos, se desde a década de 50, a TV falasse todos os dias em como acabar com a seca?
(Althielis)

Que moral os cristãos têm, para falar que "bandido bom é bandido morto", se eles acreditam que um homem condenado como bandido, pelo Sumo Sacerdote, é Deus? E se o ladrão, morto ao lado dele, foi pro céu no mesmo dia?
(Althielis)


Não se engane com os Jornais. Todas as vezes que passa um problema do SUS, da escola pública, da segurança pública, do lazer, moradia, etc. e esses jornais criticam o governo, porque não presta os serviços com a qualidade necessária para atender a todos, eles não estão defendendo que o Governo melhore os serviços.
O que Marinho's, ACM's, Abravanel's, Saad's, Macedo's, etc. defendem é O FIM DESSES SERVIÇOS e que todos os brasileiros PAGEM por tudo que utilizar. Porque assim, eles, que têm dinheiro, poderão usar os serviços sem demora, quando quiserem, sem que haja um pobre na frente, porque chegou antes.

Sem oportunidade não se faz mérito. A ordem é essa. E não o mérito que constrói tudo, como os poderosos querem que pensemos.

Cada vez que vejo um ser humano sendo massacrado pelo sistema (seja o sistema político, religioso, econômico, etc.), sinto o estômago revirar, a garganta fechar e o choro vir à tona.
É questão de direitos. O Estado, as igrejas, os sustentadores da economia têm a obrigação de "morrer" antes de qualquer cidadão da "base". Essa é a ordem correta.
Nenhuma instituição é mais valiosa do que uma única vida.
Eu tento entender, mas não consigo. Tento de novo, e não me é possível compreender o ciclo vicioso que caímos, porque quem sempre pôde ajudar a mudar a realidade, sem muito esforço, também nunca se interessou por isso. Colocam seu dinheiro acima do prato de comida digno para muitos outros.
Quem se negaria a ter educação de alta qualidade? E quem têm a oportunidade de dar educação de qualidade para todos, mas não dão?
E são esses mesmos, que negam os direitos para todos, os primeiros a puxar o gatilho, quando alguém os incomodam. Para eles, a lei é matar qualquer um que os enfrente, ou que seja ser humano demais para sobreviver com o que eles oferecem.
Temos o dever moral de desrespeitar leis injustas.
(Althielis)

Se eu tivesse medo de errar, não falaria nada. Se eu tivesse medo de morrer, não viveria.
(Althielis)

Quando comecei a notar os rostos sofridos que estão pelas ruas, pelas periferias, pelos campos e pelas cidades; entendi que a proposta de amor também é proposta de luta, que a proposta de paz também é proposta de justiça. E se coloquei-me na roda, tenho a responsabilidade sobre essa gente, que tem nome, que tem sonhos.
(Althielis)

O que mais me impressiona no Cristianismo é o momento que deixamos de pensar em nós mesmos e passamos a nos preocupar com a construção do Reino de Deus.
(Althielis)

O beijo que não foi dado arranca suspiros de romantismo.
(Althielis)

A internet tem, basicamente, duas faces. A primeira é que você tem acesso a praticamente tudo, sobre tudo. Aqui, quem busca as informações é você. Você se torna capaz de garimpar e lapidar reportagens, estatísticas, bancos de dados, livros, etc. A segunda é que qualquer pessoa, inclusive você, pode criar o que quiser, na internet. Eu estou criando conteúdo sobre a internet, baseada apenas em dois aspectos dela, nesse momento. É possível encontrar mais de uma versão para qualquer assunto e todas elas suficientemente convincentes. É um risco muito grande compartilhar opiniões, quando não se sabe a fonte, ou exatamente a pessoa que publicou pela primeira vez.  Ser crítico, investigativo e criterioso são qualidades do internauta "útil" de hoje.
(Althielis)

São histórias que não batem
Amores que não nascem
Caídos que não reagem.
Muita coisa precisando de "lavagem"
E tudo é devastado por causa da pastagem.
No outono, troca de folhagem
Para reconstruir a imagem
De que temos a coragem
De enfrentarmos a viagem
Dessa vida, que é só uma passagem.
(Althielis)

Se hoje há uma ressignificação da Teologia da Libertação, enquanto sua aceitação no "alto escalão" da Igreja Católica, de que seja modelo concreto e verdadeiro de Igreja proposta por Cristo, mas os mesmos Teólogos da Libertação, ora perseguidos e condenados, hoje encontram-se com o PAPA e falam abertamente a toda a Igreja; então onde está o erro? Nos antigos inquisidores (década de 80 e 90), ou no atual reconhecimento da importância de tal corrente Teológica? E, em se tratando de erros do passado da Igreja Católica, sabemos a resposta.
(Althielis)

Um abraço conecta dois corações, dois mundos inteiros de sonhos, amores e felicidades.
(Althielis)

Só pode odiar a morte aquela pessoa que não vive bem consigo mesma.
(Althielis)

O negro precisa trabalhar mais, ser mais honesto, para estar acima de suspeitas no trabalho. O negro precisa se vestir melhor, fazer mais a barba, alisar mais o cabelo, para não ser confundido com um assaltante. O negro precisa ter dinheiro para comprar um sapato para o filho e nunca esquecer a nota fiscal, porque a qualquer momento pode ser abordado. E além disso, há muita gente que acha que o negro deve permanecer calado.
A pessoa passa a vida inteira sonhando com o dia que terá condições de melhorar de vida, dar o que não pôde ter para seus filhos. E aí, quando consegue, a sociedade lhe nega o direito de ser.
Lute, resista, persista.
(Althielis)

Nunca negue-se a amar, mesmo que isso pareça a maior das loucuras. Amar não pode gerar final infeliz.
(Althielis)

Antes de condenar um acusado, lembre que o maior ser humano que pisou nessa Terra foi xingado, amarrado num poste, espancado, torturado psicologicamente e fisicamente e crucificado sem ter cometido um único crime.
(Althielis)

O fato de você concordar que amarrem bandidos em postes, dá o direito de qualquer pessoa também te amarrar num poste. Mas eu nunca concordarei que façam isso com você e lutarei para que ninguém o faça.
(Althielis)

Chega um momento, na vida do(a) cristão(ã), que agir somente dentro dos limites do templo já é pequeno demais para ele(a). Aí, a ação evangélica transborda os muros e os preconceitos. Já não é cabível a essa pessoa, ver um irmão, ou uma irmã, com necessidades e não parar para ajudá-lo(a). Já não é humano passar por alguém que sofre e não sofrer junto. Num determinado momento, amar o outro como a ti mesmo pede que quase nada seja mais importante do que a vida do outro. O "sair de si mesmo" torna-se obrigatório. Não há cristianismo, se agimos somente para nós, em nosso favor, por nós.
A vida começa ser ínfima, diante do que pode-se fazer. Então, o Eterno sobrepõe-se ao Agora e tudo faz sentido: minha vida, meus dons, já não me pertencem mais. Eles devem ser colocados à disposição de algo maior. O Eterno vai ficando mais presente a cada dia e tornando-se o guia do agir, do pensar, do falar. 
Não é para viver esses 70, 80 anos como se nunca fosse morrer. É para amar nesses 86400 segundos que temos todos os dias.
(Althielis)

Você pode ser do jeito que for. Mas se doa o amor que tem, bem vindo(a) ao Reino de Deus.
(Althielis)

"No litoral do Nordeste, chove sem parar;
Em SP não chove e a cantareira vai secar;
Na região norte, as cheias assolam;
No Sul. frentes frias trazem prejuízos às lavouras;
No semi-árido, a seca impede o desenvolvimento;
Centro-oeste é calor e chuva..."
Dizem os jornais, ignorando o fato de que a Natureza não mudou, mas fomos nós que deixamos de cuidá-la. Culpar os céus torna-nos vítimas e inocentes. Retira as responsabilidades ambientais das multinacionais, das grandes potências. Os Jornais são as vozes deles, não a voz da verdade.
(Althielis)

Não é a chuva
Que está forte demais.
Somos nós que continuamos
Degradando, devastando, desmatando.

Não foi a chuva
Quem derrubou a casa, a árvore, alagou as ruas.
Fomos nós que produzimos a falta de espaço,
Arrancamos as outras árvores,
Entupimos rios, córregos, sistemas de esgoto.

E jogamos tudo no mar
Com a sínica pretensão
De que todo o lixo desapareça
Como num passe de mágica.

Por que jogamos quase tudo no mar?
(Althielis)

O amor não se resume a palavras, nem a sentimentos com fim em si mesmos. Amor é vivido, demonstrado, conciso.
(Althielis)

A vida é muito mais do que acordar morrendo de sono, tomar banho, ir trabalhar e voltar morrendo de sono para somente dormir. Porém, essa passagem que estamos vivenciando, nesse momento, deveria ser melhor. Pena que nós mesmos a desfiguramos e transformamo-nos em ferozes inimigos de mercado.
(Althielis)

Todo mundo diz: no meu tempo, os jovens não eram assim.
Ninguém diz: eu não consegui educar os jovens, como me educaram. Ninguém se sente responsável, por isso que não muda.
(Althielis)

Há uma maneira melhor de ser crítico(a), do que falar das mazelas do Brasil, ou da educação do brasileiro: pense nos problemas, mas só fale das soluções.
(Althielis)

Perceba a Lua cheia sobre nós.
Sejamos como essa luz, que mostra seu valor
Quando não há energia elétrica,
Quando o homem do campo está voltando para casa.

Que sejamos cheios, mas conscientes
De que também haverá minguante.
Mas é essa "crise"
Que torna a lua Nova.

Que renovemo-nos sempre,
Sem deixar a essência, os princípios.
Que a cada fase nova,
Cresçamos mais, juntos,
Para celebramos o estar cheio novamente.

Somos luz para tantos jovens
Somos luz, um para o outro.
Mas saibamos que a nossa luz
Nada mais é do que a luz de Deus
Que reflete no seu povo.
(Althielis)

Emociona-se, ao assistir à Globo,
Com a morte do DG
Mas quando encontra um outro jovem
Que, infelizmente, furta pra sobreviver,
Amarra, chuta, mata
E diz: o culpado por isso é só você.
(Althielis)

A situação jamais acusa o dominador, porque é situação.
(Althielis)

Desde que escolhi ser Cristão, adotei um lema: sempre tratar as pessoas pelo que elas são, nunca pelo que parecem ser. Isso, obviamente, tem consequências e uma delas é estar disposto a esquecer acontecimentos, acreditando que é possível começar de novo, perdoando sempre. Não sei negar um favor, o que às vezes me deixa sem tempo. Trato as pessoas como minhas amigas, antes de qualquer coisa. Por isso, não consigo enxergar a "maldade" das pessoas, até que seja explícita.
É claro que houve situações onde não consegui seguir o lema. Não sei porquê, mas aconteceu. Porém, meu Lema tem uma brecha e eu concordo com ela: há um momento em que você já conhece a pessoa e tem o direito de decidir se continua se prejudicando, por ser solícito sempre, ou se se "afasta" para ser justo consigo mesmo. Tenho o direito de negar-me a fazer o que não é bom para mim. Tenho o direito de não estar disponível sempre.
(Althielis)

Sinto uma estranha relação entre pessoas que vivem como se o amor não existisse e a fé delas.
(Althielis)

Já consigo ver as raízes dos problemas dos oprimidos e entender seus atos. Falta-me amar os opressores para agir como eles não esperam.
(Althielis)

O sistema está disposto a eliminar qualquer um que ameace a manutenção do Status Quo. Não pense que mudar será tão fácil quanto sair às ruas gritando, clamando por mudanças. Nós, que só fazemos isso, já estamos nos planos do sistema.
(Althielis)

Enquanto for possível despertar um sorriso sincero no rosto de um "vagabundo", ninguém será capaz de ser mais feliz do que um professor.
(Althielis)

Que Teologia é essa que não ensina o povo a agir? Que Teologia é essa que coloca valor material em bens como a saúde, a pureza e a santidade?
Prefiro fazer a Teologia que diz que os famintos, os sedentos, os viajantes sem teto, os presos, os que não têm uma roupa para vestir, os doentes que sucumbem ao sistema falido de Saúde; que esses são o Próprio Cristo e acolhê-los, dá-lhes de comer e beber, vesti-los, visitá-los, ensiná-los a pescar, a trabalhar, a conquistarem sua dignidade diante da sociedade; do que viver somente de oração pedindo que Deus faça tudo isso milagrosamente, sem minha ação. A fé sem obras não salva.
(Althielis)

Os EUA são liberais, ou seja, o Estado (governo) interfere o mínimo que pode. Lá, não há "SUS". Se você viajar pros EUA e passar mal, ou sofrer um acidente, prepare-se para pagar os olhos da cara pelo atendimento. Lá, todas as universidades são privadas. Um curso de licenciatura (que é o mais barato) custa R$170.000,00, no mínimo. A tendência lá, é que cada vez mais, todos os cidadãos precisem pagar por tudo. Nada parecerá ser público.
No Brasil, por mais deficiente que possa parecer, o Governo sustenta a Educação básica e superior, além do Sistema Único de Saúde. Muito precisa melhorar, mas quantos brasileiros morreriam, se não tivessem as consultas e, principalmente, os medicamentos gratuitos e os genéricos?
Mas é agora que vem o X da questão: Todos os que leram o que escrevi devem estar pensando: "mas nós pagamos os maiores impostos do mundo, o Governo tem que oferecer mesmo. Nos EUA, o povo não paga tando imposto."
Bom, pesquisando no Google, é fácil encontrar todas as informações que vêm a seguir:
A população Brasileira é 36,10% MENOR do que a dos EUA;
Os impostos, no Brasil, são 47,29% MENORES do que nos EUA;
O tamanho do Brasil é 13,34% MENOR do que o dos EUA.
Pagamos menos impostos, proporcionalmente, e temos uma ação do estado muito maior. 
E se você pesquisar, saberá que os Jornais também estão falando a verdade sobre os impostos. Mas qual lado da moeda eles querem que o povo saiba?
(Althielis)

Cada parágrafo que escrevo é um livro que preferi resumir.
(Althielis)

Mais importante do que passar pelos momentos da vida, é fazer uma leitura honesta e realista deles. Assim, a utopia continuará existindo em nossos corações.
(Althielis)

Às vezes, nos perguntamos o que é ser bom. Vejo que muitos dos intelectuais consideram "bom" quem se assemelha à máquina de "O guia do Mochileiro das Galáxias": trabalha sem parar para responder à pergunta mais fundamental de sua "vida" e, depois de milhares de horas, dá uma resposta insignificante para o mundo. O discurso é "sejas multi e serás bom", mas o que se julga é "Sejas exatamente o que eu quero que serás bom, para mim". Mas eu fiz uma escolha, há algum tempo. E tenho a vantagem de saber que minha escolha me dá vida, de fato.
(Althielis)

Na educação básica, não é o ensino da ciência que deve nortear o aprendizado, mas sim o estudo, o melhoramento e o agir da ciência do ensino. Não é subindo o nível das provas que o nível dos estudantes subirá; mas é preocupando-se primeiramente com o nível dos estudantes, que o nível das provas subirá naturalmente. E para subir o nível dos estudantes, é preciso trabalhar duro, aula após aula, construindo, pensando, repensando, fazendo planos A, B e C, dedicando-se a cumpri-los e realizando auto-crítica sempre. Se não for assim, não é educação, é instrução. E instrução, só pega quem já tem o jeito, quem já tem educação.
(Althielis)

Não importa a distância, o tempo, ou as histórias que não foram contadas; quando se reencontra um amigo, parece que a eternidade não será suficiente para abraçá-lo o quanto desejamos.
(Althielis)

O que a Filosofia, ou a Matemática, ainda não explicam, a Fé justifica. E, como nunca saberemos tudo, a falta de fé torna o Homem ainda menos sábio.
(Althielis)

As missões que o Evangelho nos dá devem começar em casa. O amor ao próximo deve começar entre os cristãos. Engana-se quem ignora a fé do outro, é anti-cristão quem condena as igrejas diferentes da sua. Onde a plenitude dos elementos salvíficos se encontra, muito se perdeu entre os homens. Por isso, há sempre o que considerar e o que descartar em todas as práticas de fé. - Profecia ao Povo de Deus, que é maior do que nossos olhos podem ver.
(Althielis)

Quando a intenção é desviar o olhar das pessoas para o seu corpo, e não para a alma, provavelmente estás a esconder um pequeno cérebro.
(Althielis)

Quanto mais a mídia critica, ou ignora, as coisas que acredito, mais feliz eu fico. Pois sei que ainda não fui vencido pelos interesses assassinos.
(Althielis)

Ser cristão implica em ser radical nas atitudes. Mas é preciso ter em mente quais são os temas que necessitam de tal comportamento. Há muita gente condenando os outros e buscando ficar cada vez mais rica. Desculpem-me, mas isso não é e nunca será Cristianismo.
(Althielis)

Quando colocarem seus ideais em xeque, você terá duas escolhas:
-Derrubar o Rei e mudar suas opiniões;
-Continuar jogando, sabendo que o empate é o resultado mais provável.
(Althielis)

A imensa maioria dos brasileiros ama o futebol. Se estamos protestando contra as copas é porque algo está muito errado. Não iríamos querer manchar  a cara do Brasil, se não houvesse um motivo maior do que o futebol. Esperamos que a imprensa internacional divulgue isso. Da imprensa brasileira, esperamos absolutamente nada. A grama do vizinho sempre é mais verde, né? #BrasilAcordou
(Althielis)

Não quero ter a pele bonita, nem o olhar, nem o sorriso. Não quero ser visto apenas pelo que os olhos podem ver. Posso até confessar que já quis isso, mas o que quero mesmo, hoje, é ter a honestidade como beleza, o carinho, a moral, os sonhos. Nada mais importa para mim, se minha alma estiver bonita, apresentável a qualquer pessoa.
(Althielis)

O "jeitinho brasileiro" incomoda quando ele é usado contra você. Você percebe que nós preferimos olhar somente para os nossos caprichos do que para os sonhos de todos. Não seja assim! Lute por todos, mesmo que seja aos poucos.
(Althielis)

Não é a posse de bens materiais que deveria impressionar os Cristãos. Pelo contrário, quem consegue viver com menos deveria receber nossa admiração.
(Althielis)

Revendo um recorte da história e refletindo um pouco, percebi que a maior mentira já contada sobre a educação no Brasil é: "Na ditadura é que as escolas eram boas. Para ser admitido em escolas, os estudantes precisavam passar por uma prova. O ensino público era de boa qualidade."
Pois bem, o problema é que na verdade, as escolas estavam evoluindo nas décadas de 60 até o início da de 70, por causa dos "avanços" anteriores a essa época. É ingenuidade (ou esperteza demais) pensar que em tão pouco tempo, todo o ensino mudou, porque a ditadura se instaurou. É muito mais lógico, acreditar que foi um crescimento alcançado por décadas de esforço. O que a ditadura fez, a mando dos EUA e com o aval da imprensa (e da elite) Brasileira, foi ACABAR com o sonho brasileiro de continuar o avanço da qualidade do ensino. Os maiores brasileiros do século passado foram presos, torturados e os que não conseguiram exílio foram mortos. Não foi o aumento do número de vagas que diminuiu a qualidade, mas sim o plano do capitalismo, em manter o Brasil como subdesenvolvido. Se nossas escolas, nossos educadores, nossos políticos honestos não tivessem sucumbido aos 24 anos de atraso extremo, poderíamos até não estar lá nos 90%, mas com certeza estaríamos muito melhor.
(Althielis)

O fato de nós pensarmos e reproduzirmos a mentira, que citei acima, é só mais um resquício do quanto fomos e ainda somos manipulados pelos pensamentos elitistas.
(Althielis)

Alimentar historinhas absurdas para crianças é um ato anti-cristão. Tenho a convicção de que uma família cristã preza pelo diálogo franco, onde os pais não são superiores, muito menos sempre certos e os filhos sempre errados. Para mim, cristão que é cristão ensina a moral Cristã a seus filhos mostrando-lhes onde foi que ele(a) (pai, ou mãe) errou em suas ações, para que eles (filhos) percebam onde está o erro. Mas o que vejo (e vivi isso também) é que os cristãos tratam seus filhos como se eles (pais) nunca tivessem errado na vida e dão lições de vida aos filhos como se eles (filhos) errassem a cada passo e que têm a obrigação de ser perfeitos. 
(Althielis)

Ora, veja! Ensinar aos filhos sobre sua sexualidade é muito mais do que falar de "piu-piu" e "bubu", ou repreender seus filhos, quando eles querem saber algo mais. Posso até fracassar como pai, mas terei a certeza de que nunca evitei que meus filhos pudessem buscar argumentos que facilmente derrubem os meus, reconhecendo que minhas opiniões estavam erradas; ou que os criei negando-lhes o diálogo franco. Isso eu não levarei comigo!
(Althielis)

As pessoas criticam a baderna que há nas escolas, mas amam a fragilidade do ensino, as aulas vagas e as provas facílimas. Mas é claro, né? Estamos no país onde cada um dá um jeitinho em tudo, onde só se olha para o próprio umbigo, onde "crescer juntos" é expressão proibida pelos manobristas do povo.
(Althielis)

Quando preferem desviar a atenção das pessoas para atribuições físicas, é porque não deve ter algo bom na cabeça.
(Althielis)

O mundo está se perdendo no "modo de falar". Qualquer coisa "é a pior coisa", qualquer coisa "é tudo", qualquer coisa "não podemos viver sem". E assim, tudo se torna supérfluo.
(Althielis)

Envolver-se com a Ciência vai muito além de colocar em prática do que se estudou. É preciso conhecer muito bem e saber diferenciar cada contexto em que o ensino será aplicado, além de ter plena consciência de que esse é um campo onde há muito mais perguntas a serem respondidas do que respostas encontradas. É preciso estar atento à evolução constante das teorias metodológicas e pedagógicas, para, obrigatoriamente, pensar nos próximos passos, na busca por respostas e, é claro, novas perguntas.
(Althielis)

Sou canhoto, ruim no futebol (era goleiro). Sempre gostei e, hoje estudo para ser professor, das Matemáticas. Já votei em três eleições, pude apostar meus votos em 9 candidatos, só elegi 1. No Movimento Estudantil, sou militante independente.
Sempre fui resistência, aprendi a viver no mundo dos destros (cadeiras, facas, tesouras, abridores de latas, mouses, etc), aprendi a observar e escolher minha ideologia política lendo as entrelinhas, as páginas ocultas e as indeterminadas.
Fui preparado para nadar contra a corrente e não há quem me faça desistir de ir rio acima. Não quero escorrer pro mar. Quero conhecer a perfeição da nascente. Quero ver o sopro das gotas d'água, que se transformam na imensidão fluente aqui em baixo.
Eu não nasci para ser industrializado; eu sou da terra, sou pó, sou artesanal.
(Althielis)

Só tem um jeito de sobreviver bem às perseguições: nunca aja igual aos perseguidores, nem como eles gostariam que você agisse.

(Althielis)

O Futuro está no chão, rodeado pelo poder opressor, prestes a receber golpes. A Escola estará fechada, entrará em colapso e a culpa será nossa, porque não tivemos amor suficiente pela profissão.

Eu sinceramente não acreditava que a TV iria definir o que se faz nas redes sociais... Mas o que tenho visto é a reprodução, impensada, do que é dito na "telinha". Todos compartilham a ideia propagada pela TV, de que deve-se reduzir a maioridade penal. Mas ninguém lê o Documento da UNICEF condenando a redução. Ninguém viu as declarações do Ministro da Justiça e do Presidente da OAB sobre o caso. Afinal, o que a TV diz é sempre verdade! O que passa na TV não precisa nem de argumentos a favor, imagine questionamentos contra...


Assistir à TV dá-me ânsia de vômito, meu estômago embrulha, ao ver tantas mentiras; que têm a simples missão de colocar os mais pobres contra eles mesmos.

Eu já quis abraçar o mundo. Mas certo dia, voltando para casa, eu vi de lá de cima, uma luzinha, no meio da escuridão. Era uma luzinha de uma casa, no meio do interior da Bahia. E eu disse para mim: aquela luzinha poderia ser eu, e toda essa escuridão ser o bairro que moro, a cidade, a faculdade que frequento, a igreja que participo, etc. Uma luzinha é muito pouco. Não consegue iluminar toda a escuridão em volta. Mas eu tive uma certeza: A luzinha, por menor que seja, atrai o olhar, a atenção, arranca um sorriso de quem se entristece com toda a escuridão; porque se há uma luz, há uma esperança. É sinal de que a energia já chegou, só falta contagiar a sua volta.


E se você sente-se sozinho, muitas vezes, por onde você passa; ou até mesmo em sua família, não deixe essa luz que está aí dentro, esse Deus que habita em você se apagar. Se os bons se calarem, estaremos perdidos.


Qualquer ação que não envolva formação educacional PARA TODOS, é elitista e contra o povo!

Quando o lobo pensa que é a ovelha, ele entra no cercado, as ovelhas saem e ele acredita que é iluminado.
(Althielis)

Não podemos sonhar com a Civilização do Amor, se nós acreditamos que nem todos têm direito à ela.

O conflito entre as religiões pode ser resolvido da seguinte forma:
1 - Se você assumir que sua crença se remete a um ser superior que não "dialoga" com outros povos e culturas, então você não precisa se preocupar: todos os que creem nesse ser fazem parte do povo "certo", e você está incluso(a).

2 - Se você assumir que sua crença se remete a um ser superior que dialoga com todos os habitantes da Terra, então você não precisa se preocupar: todos conhecem a essência da verdade e escolhem se interagem com ela, ou não, e você já escolheu interagir.

3 - Se você não crê que há um ser superior, então você não precisa se preocupar: você está num estágio avançado de inteligência, e isso basta.


Se não houve uma verdadeira revolução e você concorda com os argumentos da TV, então está na hora de você rever seus conceitos.

Veja bem, dificilmente você não repetirá a fala de alguém, para argumentar. Dificilmente usará argumentos que não ouviu antes. A pergunta que sempre deve-se fazer: "de quem eu estou copiando a fala?"
Assim, saberás quais, e de quem, são os interesses que defendes.

Muitas pessoas podem gostar do que você faz, mas mesmo se poucos não gostarem, a proporção dos que se manifestam contra é bem maior e, muitas vezes, bem mais pesada.
As pessoas têm uma estranha vontade de desqualificar qualquer coisa que veem. E eu sou assim também, mas tentando mudar.

Eu lhes digo o saldo do Capitalismo:
1 Bilhão de pessoas vivendo bem, até melhor do que necessitam para viver, causando a obesidade e o desperdício;
4,5 Bilhões de pessoas que trabalham duro, só fazem isso da vida (não têm tempo para lazer, praticar esportes, viajar, nem descansar), ganham um salário que mal dá para viver e seu suor sustenta cada uma das pessoas que vivem bem;
1 Bilhão de pessoas passando fome, sobrevivendo com, no máximo, 20 dólares por mês, comendo biscoitos de barro para não morrer, sofrendo as mazelas das doenças erradicadas no "primeiro mundo" há quase 100 anos, sem direito a moradia, saneamento básico, alimentação mínima possível, nem educação;
Tirem suas próprias conclusões.

Faço Matemática na faculdade, e o que eu mais aprendi lá foi fazer política. Não que seja ruim, muito pelo contrário, e não que haja um incentivo pra isso no curso; mas porque sofri choque de ideias, porque aprendi e tomei para mim valores que só se tem acesso em locais muito específicos. Se alguém, algum dia, me perguntar o que a faculdade de matemática me trouxe de melhor, eu direi: - A negação plausível dos conceitos fracos que levei para lá.
Meu voto nulo representa a esperança do trabalhador, do estudante, do desempregado, do jovem e da criança oprimido(a), em deixar de ser visto(a) como estatística e passar a ser visto(a) como exímio protagonista de sua vida. Faço política por eles, pois não há quem os represente legalmente. Faço isso sem que peçam. Voto nulo sonhando com o dia que as propostas sejam tão verdadeiras, que eu quebre a cabeça para escolher em quem votar. Hoje nós votamos em quem promete nos prejudicar menos e sempre vemos que todos nos prejudicam na mesma proporção.

(Althielis)

Jesus pediu que não fôssemos preconceituosos, mas nós pregamos que Deus é.
(Althielis)

Qualquer pensamento, qualquer conhecimento que você tiver e que for novo, qualquer manifestação da arte que for dom seu, devem ser compartilhados gratuitamente. Não se vende o que garante a sobrevivência da nossa raça, ou pelo menos não dever-se-ia vender. Enquanto as mídias, o capitalismo e a "democracia" me ensinam a ser o melhor dentre todos, a pensar só em mim, no meu progresso e em meus bens materiais; o Cristianismo me ensina a ser o último, a servir a todos e a morrer pelo outro.

(Althielis)

A vida muda, amigo(a). As oportunidades vêm e vão. E não importa onde suas escolhas te levem; seu eu mais profundo sempre estará aonde deveria, se você fosse uma pessoa perfeita
(Althielis)


O mundo capitalista desenvolveu uma forma de viver, a qual renega profundas mudanças. É fácil perceber que as crenças religiosas mudam muito mais lentamente do que as científicas; porém todas mudam, e todas têm medo de mudar, até um certo ponto.
(Althielis)

O que não percebemos é que sempre assumimos nossa verdade como a única verdade. E muitos sabem que existem diferentes tipos de verdades, a menos quando mexem com as deles.

Mesmo assim, o que proponho é mudar profundamente a sociedade, no que diz respeito à discussão que há sobre quem, ou o que, é o Deus verdadeiro.


É o fundo do poço, você sucumbir à própria hipocrisia.



Se você quer que seu aprendiz faça algo que você não conseguiu, comece falando para ele onde foi que você errou.

Nem sei quantas vezes joguei a felicidade no lixo, por não saber falar, por não largar o orgulho, por ser defeituoso... Porém, quanto mais próximos de Deus estamos, menos devemos esperar dos homens. A busca por preencher os próprios vazios, para a maioria dos homens, se torna mais longa do que sua vida. É isso que me incomoda.



Quando sei a resposta, pergunto apenas uma vez. Assim, os que dizem a verdade saberão que confio neles, porém os que mentem não terão oportunidade de se redimir.
(Althielis)

Amar consiste em estar cego à aparência da outra pessoa, ao sorriso, ao olhar e a tudo que é exterior. O amor não fica mais intenso quando estamos ao lado da pessoa que amamos, pois o amor nos faz criar a imagem da alma do outro e, não importa aonde estejamos, vemos a pessoa amada do mesmo jeito, na sua essência, no seu verdadeiro EU.
(Althielis)

Não deveríamos tratar as pessoas segundo nossos interesses.
(Althielis)

A solidão vai embora por alguns instantes, para voltar esmagadora corroendo nosso ser, deixando um vazio maior do que da última vez.
(Althielis)

Quanto mais perto estamos de uma conquista, mais a achamos inexistente.
(Althielis)

Alguma peça não se encaixa. Por que é tão fácil desistir quando estamos mais perto?
(Althielis)

Interior do Brasil: No século XX a TV chegou às casas antes da geladeira; no século XXI a internet chega antes do Saneamento Básico. É o Brasil às avessas.
(Althielis)

"Você não sabe mesmo, né? Nem todos podem viver para sempre, não teríamos mais espaço. Por que achas que há zonas de tempo (zonas econômicas)? Por que achas que as taxas e os preços sobem no mesmo dia no 'gueto'? O custo de vida continua subindo para que as pessoas continuem morrendo."