O Domingo

Depois de algum tempo pensando em como aumentar o número de reflexões e, consequentemente, o de postagens aqui no Blog, e por já ter feito alguns textos desse tipo, resolvi compartilhar com vocês minhas reflexões sobre a Liturgia da Palavra, que é utilizada nas missas, na Igreja Católica Apostólica Romana. Em todas as missas, ao menos uma leitura (do Novo, ou Antigo Testamento) é lida, um Salmo é cantado e uma Leitura do Evangelho é proclamada. Aos domingos, são duas leituras, mais o salmo e o Evangelho.
Após essas Leituras, o presidente da celebração (Ministro, Diácono, Padre, Bispo, ou PAPA), ou, em casos especiais, algum leigo convidado, ou outro ministro que não seja o presidente da celebração; faz a reflexão sobre elas. Essa reflexão tem o nome de Homilia.
Muitas pessoas dizem que as missas são todas iguais. Mal sabem elas que nunca houve uma única missa repetida, nesses 2mil anos. Pois pelo menos a homilia é diferente, mesmo quando é a mesma pessoa que faz a reflexão em mais de uma missa, no mesmo dia. Sem falar que o mistério da consagração e da comunhão torna-se, para quem crê, único cada vez que se participa.
Como não tenho cacife, nem tempo para postar reflexões de todos os dias, vou centrar-me nos domingos e, em alguns casos, nos dias de Festas de padroeiros, ou datas marcantes.
Acredito que a reflexão sobre as escrituras sagradas não é completa, pois sempre encontramos algo novo, quando lemos mais uma vez. A proposta aqui, é levar uma mensagem jovem aos jovens. Por isso peço a ajuda de vocês, comentando, concordando e discordando das minhas palavras.
Vamos nessa.


  • Tempo do Natal
Epifania do Senhor (05/01/2014)

Sagrada Família (29/12/2013)


  • Tempo do Advento
IV Domingo do Advento (22/12/2013)

III Domingo do Advento (15/12/2013)

II Domingo do Advento / Nossa Senhora da Imaculada Conceição (08/12/2013)

I Domingo do Advento (01/12/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário