segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Escola precisa de autonomia



O programa Escola Sem Partido deixa claro que o problema não é a escola ter uma ideologia, porque ele não sugere o fim das escolas religiosas, por exemplo. Esse programa prega, na verdade, o "Professor sem partido". E desde quando é proibido ter partido? Chegam ao absurdo de sugerir que o professor não tem liberdade de expressão.

Um Senador que sugere censura a uma classe inteira de profissionais só deve acreditar que todos os outros profissionais ignoram suas preferências políticas em seu ambiente de trabalho. Como se só professor fizesse greve, só professor pudesse pensar diferente de seus empregadores.

Mas uma coisa é certa: se é minha profissão que coloca medo em Senadores, na classe alta e em quem quer manter o pobre "no seu lugar", então é a melhor profissão que alguém pode ter.

7 comentários:

  1. Deixe de ser dissimulado, professor dentro de sala tem liberdade de ensino, tem um compromisso, fora do colégio já é outra historia!!!
    http://www.conjur.com.br/2016-jun-24/miguel-nagib-liberdade-ensinar-nao-confunde-expressao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooolha, uma pessoa utilizando-se do anonimato para falar sobre liberdade de expressão. Na minha sala de aula, quando fecho a porta, quem manda sou eu, porque tenho formação para isso.
      Agora, se vamos mudar a formação, beleza, podemos debater.

      Excluir
  2. Não há uma única prova concreta de "doutrinação marxista" na sala de aula. Até porque isso não é crime e, além disso, ninguém que defende o "Escola sem Partido" pode apresentar os fatos.
    O Projeto de Lei está atacando uma ideia, a partir da suposição de que isso existe. Fazer política assim é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. É de professores como vc que o pais vai construindo a pátria educadora, com professores de matemática que não ensinam matemática, um prepotente que acha que o seu "querer" dentro da sala de aula é maior do que o juramento feito quando aceitou esse fardo. Vc não é "revolucionário" vc é só mais um produto do meio, gado pronto pro abate e que acha super normal um professor fazer uma questão discursiva pedindo a opinião do aluno mas na verdade só quer que ele seja um papagaio dando a "opinião" coincidentemente igualzinha a do professor pq senão toma "pau"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, imagine aí. Sou formado na melhor Universidade do Nordeste, uma das melhores do Brasil e que está entre as mil melhores do mundo de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR).

      Se a formação na minha Universidade é tão ruim quanto você acredita, pense no professor de matemática formado pelas outras. Acho que você não quer uma educação melhor, acho que você quer uma educação igual à da década de 1970 (e olha que você nem deve conhecer o Movimento da Matemática Moderna no Brasil, porque qualquer um seria contra ele hoje).

      Excluir
    2. Eu gostaria muito de ver você defender o ensino da Matemática da forma clássica (escrever no quadro, passar dezenas de exercícios e o aluno apenas desenvolver técnicas para resolver cada tipo de questão). Você critica minha práxis docente, então deve saber argumentar a favor do que não acha absurdo (uma questão discursiva).

      Excluir
    3. Você deve dormir mal, pensando todos os dias que centenas de alunos passam por minhas mãos e eu os faço ser contra a redução da maioridade penal, os faço pensar contra a militarização da Polícia, os faço lutar contra o Racismo. Deve ser doloroso para uma pessoa com princípios tão liberais aceitar que um professor de matemática muda a realidade social de seus alunos.

      Mas continue militando e cuide para que seus filhos não entrem numa sala com alguém parecido comigo. kkkkkk Não é isso que a Escola Sem Partido sonha? Continue sonhando. ;)

      Excluir