segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A tecnologia do futuro já chegou.



A casa do futuro já existe. E pode ser a sua casa. 

A internet das coisas, ou, simplesmente, a conexão entre aparelhos eletrônicos variados, é uma realidade comum para muitas pessoas.

Basta ter um Smartphone com infravermelho, que é possível utilizá-lo como controle remoto de todos os aparelhos possíveis.

Diversos aplicativos podem, combinados com os novos aparelhos, controlar temperaturas, cozimentos, músicas de uma festa, luzes do ambiente, etc.

Posso, do sofá, somente com o celular, desligar o PC que alguém deixou ligado, colocar qualquer música para tocar no aparelho de som, ou transmitir a tela dele para a TV.

O grande centro de tudo isso é o Smartphone, por enquanto. Num futuro próximo, podem ser os relógios, chamados Smartwatch, ou as pulseiras inteligentes, ou os óculos de realidade aumentada.

Com o tempo, falar em voz alta com os próprios aparelhos não será tão estranho como é hoje. Se eu quiser ajustar um alarme, basta falar e meu Smartphone o fará e ainda confirmará o horário em voz alta. Também posso criar um lembrete, dizendo onde, ou quando quero ser lembrado. Isso é tão simples, mas em público ainda é um tabu.

Os Smartphones possuem Bluetooth, que já é conhecido de todos, infravermelho, que antecedeu o Bluetooth, NFC, monitor cardíaco, leitor de digitais, barômetro, etc.

O bluetooth permite conexão entre aparelhos num raio de 10 metros.É mais usado para conectar fones, aparelhos de som e para trocar arquivos quando não se tem internet.

O infravermelho permite o uso de aparelhos que possuem controle remoto, o que o torna muito útil.

Já o NFC, ainda desconhecido até por quem o possui no aparelho, é uma conexão super-rápida, mas que só funciona a uma distância de 10 cm (na verdade poderia ser muito mais, porém por medidas de segurança, ele só funciona a curta distância). Encostando dois aparelhos que estejam com NFC ligado, é possível transmitir informações, dados, arquivos, compartilhar tela, um com o outro. Também é usado para fazer pagamentos, ou seja, o NFC é quem transforma seu celular na sua carteira, no seu cartão de crédito/débito. Além disso, existem as etiquetas NFC, que podem ser programadas para se comunicarem com o Smartphone da maneira que você escolher. Por exemplo, quando chegar em casa você quer ativar o WiFi, desligar o 3G/4G, tirar o celular de silencioso para alto, etc. Basta comprar uma etiqueta NFC e colá-la na porta de casa e, quando chegar, ou quando for sair, encostar o Smartphone na etiqueta, que todas as funções serão mudadas de a cordo com o que foi programado. Não é demais?

Já os relógios, as pulseiras, os óculos ainda são tímidos nesse meio, mas fazem e farão tudo isso e mais um pouco. Eles são conhecidos como dispositivos vestíveis, nome muito correto.

E isso tudo porquê os Smartphones estão no mercado há apenas 8 anos. Quais novas tecnologias irão se juntar às atuais? Como vamos interagir com a inteligência artificial dos assistentes dos nossos Smartphones? Será que vamos ser amigos de nossos Smartphones, no nível de compartilhar segredos, jogar conversa fora e construir projetos, planos, juntos?

O aparelho do futuro já está em nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário