quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pastoral é de processo

Nesse tempo de tantas provocações suscitadas pelo Papa Francisco, que traz o rosto da igreja latino-americana para o mundo católico ver e admirar, é preciso lembrar aos nossos/às nossas jovens que quanto mais eles e elas viverem uma fé enraizada nas suas realidades, quanto mais rezarem do jeito que rezam as pessoas de seus bairros, quanto mais os(as) jovens se aproximarem dos e das pobres, dos e das marginalizados(as), maiores serão as ações em prol do reino de Deus.

Não nos é sadio querer viver uma espiritualidade, um rito religioso, da Europa, ou dos EUA. Muito do que se tem apresentado à nossa igreja, pela mídia católica brasileira, é a Igreja que não nos comporta, porque é a identidade de outro lugar, a espiritualidade de outro lugar.

O que o PAPA está fazendo, não é heresia, não é simplesmente uma nova igreja. Ele está vivendo sua espiritualidade, enraizada na América Latina. Nós somos 62% de todos os católicos do mundo. Nosso jeito de ser e fazer igreja é diferente, mas não fora do evangelho.

Nós olhamos nos rostos dos outros e das outras. Nós cuidamos dos outros e das outras. Nós acreditamos num outro mundo possível e lutamos para que aquilo que Jesus propôs seja o guia de nossas ações. Nós não temos medo de tocar no irmão, na irmã. Nós somos uma igreja em saída há 50 anos.

A Pastoral da Juventude é filha da Igreja Latino Americana. Os(as) jovens PJoteiros e Pjoteiras propõem à Igreja uma vivência em defesa da vida do outro e da outra. 

Os grupos de jovens que surgem todos os dias, com jovens sedentos por mudanças na igreja, por mudanças no bairro, sedentos por amizades sinceras, por seu lugar na sociedade e na comunidade, os grupos que surgem logo após a catequese, logo após o Crisma, são grupos base da PJ.

E, além de tuuudo isso, a PJ se preocupa com a formação social, espiritual e eclesial de todos(as) os(as) jovens. Não somos uma organização de eventos, somente de shows. Somos uma organização de processo, de caminhar junto, de crescer junto, de dar abraços, de dar espaço para todos construirmos juntos, porque a PJ confia no protagonismo juvenil. Quem já teve a experiência de grupo de jovens da PJ, sabe que é inesquecível e que contribui muito em todos os momentos da vida.

Por isso, fazemos os retiros das lideranças! Mais informações clique aqui.

PJ Aqui;
PJ Lá;
PJ em qualquer lugar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário