sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O Facebook é burro. O Google, ainda não.


Enquanto o algoritmo do Facebook estreita, cada vez mais, o círculo de amigos que interagem conosco, o Google usa sua grande invenção social (As comunidades do Orkut, que agora estão no G+), para agregar pessoas do mundo inteiro, no mesmo ambiente. E isso é tão fácil de controlar, quanto a timeline do Face.

Enquanto o Facebook compra todas as empresas que ameaçam seu império de "visualizações" (como o Instagram e o WhattsApp), o Google compra empresas de todos os ramos da tecnologia (Como o projeto Ara, o Youtube, a Motorola e suas 20 mil patentes, Jambool, Nest, etc.).

O Facebook tem a ambição de ser a internet dentro da internet. Porém, seus passos não foram bem pensados. A plataforma de vídeos não é prática, o Facebook Home não deu certo, a Timiline é cada vez mais pacata e estressante.

O Google está caminhando para concluir um projeto de longo prazo: unir todas as suas plataformas, com o Android como centro. Play Livros, Play Filmes, Play música, Play Banca, etc., apps que eram estranhos e pouco inteligentes, hoje têm uma interface simples e padronizada, além de oferecer entretenimento de qualidade. Há também todos os outros aplicativos google (Picasa, Youtube, Google Now, Google Keep, Google Agenda, Google Drive, Google Docs, etc.) que são essenciais. O próximo passo do Google pode ser aposentar o Chrome OS e apostar tudo no Android (seja em smartphones e tablets, seja em notebooks). Aí sim, fazendo do Google Plus a plataforma de interação entre os usuários, o Facebook continuará perdendo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário