domingo, 6 de abril de 2014

A culpa é de quem?

Os políticos são corruptos? 
"- A culpa é do povo, ignorante, não busca conhecimento e vota neles. Os políticos corruptos são reflexo do povo burro que o brasileiro é."

A educação é precária?
"- A culpa é dos estudantes, que não querem nada. Na minha época não era assim! Hoje em dia, há muito mais escolas do que antes, sobram vagas, mas os vagabundos não querem estudar. E tem os professores que só querem ganhar mais e ensinam com mau humor, sem vontade."

A prisão não cumpre seu papel?
"- A culpa é dos bandidos. Aliás, bandido bom é bandido morto! Vão presos e, quando saem, com tantas oportunidades, voltam para o crime. Como a vida do crime é dinheiro fácil, sem pressão, sem horários, etc., eles escolhem isso porque, claro, são vagabundos que não estão nem aí para as pessoas de bem."

Quando a culpa vai deixar de ser do povo e passar a ser de quem mente para o povo e depois se corrompe? Quando a culpa será de quem não oferece infra-estrutura, nem salários dignos, projeto pedagógico completamente cumprido, nem apoio psicológico aos alunos e sequer repassam um terço das verbas necessárias para manter a manutenção da escola? Quando a culpa será de quem desvia o dinheiro da merenda, do metrô, do asfalto, do sistema de esgoto, mesmo depois de prometer fidelidade ao povo? Quando a culpa será de quem faz de tudo para manter uma educação ruim, exatamente para não criar cidadãos críticos que, com certeza não o(a) reelegeriam? Quando a culpa será de quem tem a informação, mas a modifica para que o povo acredite no que estão falando, da maneira que estão falando e como estão falando; para que o que estão falando seja reproduzido nas rodas de conversas, no trabalho, na rua, na escola e na faculdade, tirando o foco da verdadeira notícia, dos verdadeiros problemas??? Quando a culpa será do sistema prisional que não ressocializa, que amontoa seres humanos, até inocentes, em celas minúsculas, menos dignos do que o local que nós ajeitamos para nossos animais de estimação dormirem? Quando a culpa será de quem se omite, ao ver que os presos estão aprendendo outros crimes, onde deveriam perceber a outra chance que têm de viverem bem, sem ônus para si próprios e para a sociedade? Quando a culpa será do processo de migração e povoação do Brasil, destruindo o povo verdadeiramente brasileiro, índio, respeitador da natureza, livre de várias doenças, organizado perfeitamente em harmonia com a Terra? Quando a culpa será dos que fazem de tudo para manter tudo do jeito que está? Quando a culpa deixará de ser do trabalhador, que sai às 6h da manhã e retorna às 20h, e, chegando em casa, recebe uma informação manipulada, prontinha para ser reproduzida? Quando a culpa deixará de ser dos que nunca tiveram a chance de pensar em mudar o que o "destino" bem pensado lhe reservou?

Hoje, antes e após o BAxVI da final do Campeonato Baiano de 2014, vi a periferia explodir de festas, de carros e mais carros brigando para saber quem tem o som mais alto, vi brigas entre torcedores, porque o campeonato ainda não acabou. Vi xingamentos para lá e para cá. Agora, ouço discussões na rua. Rodei um pedacinho dessa minúscula parte da periferia e vi "o povo ignorante" fazer EXATAMENTE o que Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra pensaram há 514 anos, quando vieram aqui buscar nossas "riquezas": colocar o supérfluo acima do essencial, o circo acima do mundo melhor, o pãozinho oferecido pelo sistema, acima do pensar crítico. Aí, vem uns e outros, fazendo, de novo, exatamente o que essa galera toda quer: dizer que a culpa é desse povo, que não quer ser melhor.

A situação jamais acusa o dominador, porque é situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário