sábado, 20 de abril de 2013

Conversas sobre a redução da maioridade penal:

Muito tem-se falado sobre os projetos que há no parlamento para mudar a constituição e diminuir a Maioridade Penal, como forma de garantir mais segurança à pessoas.
Pois bem, como Cristão Católico Apostólico Romano PJoteiro que sou, preciso defender a opinião que não é só minha, mas de muita gente desse país.




Bom, dá até para resumir tudo: Se você é a favor da REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, há duas possibilidades:
1 - Se a renda de sua família é maior do que R$4100,00 por mês, então você está de acordo com sua classe (opinião injusta, mas está valendo);
2 - Se renda de sua família é menor do que R$4100,00 por mês, então você é alienado(a) e deve parar de assistir televisão (está agindo contra os ideais do seu próprio povo).

Mas, como sabemos, mesmo que muitas pessoas concordem com a nossa opinião, a maioria dos comentários são contra, pois as pessoas geralmente só comentam quando discordam. 
Então, para embasar mais o que acabei de falar, aqui vão alguns argumentos, seguidos de links importantes para completá-los:

Para quem não sabe:
A Igreja Católica é contra
A OAB é contra
A UNICEF é contra
O Ministro da Justiça é Contra
E a PJ, a qual eu faço parte, como sempre defensora da Vida, contra a violência e o extermínio dos jovens, também é contra.

Mesmo antes desse assunto estar sendo tão comentado, mas sempre vinha à tona, quando acontecia um crime bárbaro cometido por um adolescente, eu já era contra, mesmo sem tantos argumentos. Hoje, que tenho muito mais, tenho certeza do que digo: é um problema muito maior do que colocar adolescentes na cadeia.

1 - A cadeia não reabilita ninguém. Está muito mais para escola do crime organizado do que reintegração à sociedade.
2 - Apenas 1,4% dos crimes cometidos por adolescentes são esses tais crimes bárbaros que reacendem o debate, principalmente defendido pela TV.
3 - No código penal, a última instância que deve ser considerada é a prisão. Mas os brasileiros pensam que deve ser a primeira.
4 - A educação, o lazer, as políticas públicas para inclusão de todos, é que devem receber investimentos, e não a construção de mais cadeias.

Os estados Unidos têm um dos códigos penais mais "eficaz" e duro do mundo. Nem por isso eles têm menos presos, muito pelo contrário, é o país com mais presos do mundo. No Brasil, só quem realmente vai preso é o pobre, pois os ricos conseguem advogados que conhecem as falhas do sistema e os livra facilmente. Vide os acusados de corrupção. O Brasil é o único país do mundo que não prende corruptos.
Os adolescentes são punidos sim. As fundações de reabilitação para os adolescentes são severas também. A única diferença é que eles ficam no máximo 3 anos cumprindo medidas sócio-educativas, ou até reclusão integral; e depois de cumprida, eles saem sem ficha suja, com uma "nova chance". Você já visitou a FUNDAC? E a fundação CASA?

A criminalidade é um problema social que vai muito além de punir as consequências. Uma criança que rouba é consequência, não é a causa. Precisamos de políticas que punam, de maneira correta e severa, os causadores da criminalidade, que são os grandes traficantes, os bandidos de colarinho branco, as milícias, etc. São esses que devem pagar, e não quem é vítima.

O adolescente que não tem comida em casa, que vê no tráfico uma oportunidade melhor do que o trabalho braçal (e é mesmo), não é o único, nem o maior culpado da história. É muito mais vítima, desse sistema que exclui, que não dá moradia, educação, saneamento, trabalho digno, etc, para que ele tenha uma vida humanizada. Aí vem os poderosos, que não estão nem aí para tudo isso e só querem se livrar desses adolescentes, tirando-lhes toda e qualquer chance de se alguém na vida. Afinal, quanto menos concorrência, quanto menos pessoas brigando por seus direitos existir, melhor para o Capitalismo, melhor para as elites. 

Lembremos do Ladrão que estava ao lado de Jesus, na Cruz... Todos ali o julgaram.
Até os apóstolos de Cristo não acreditavam que o ladrão crucificado ali, poderia ser bom. Mas Deus conhece o coração de cada um. Conhece a história de vida, as oportunidades que cada um teve na vida.
Temos que entender que colocar um adolescente na cadeia é um movimento elitista que está remediando, ao invés de prevenir. Estamos dizendo que os fins devem justificar os meios.
É ser imediatista, como tudo que acontece no Brasil. Vamos negar todo o contexto histórico os menos favorecidos do nosso País, todo o contexto cultural em que estamos inseridos, para dizer que um ato-consequência é a Causa de todos os nossos problemas.

Site 18 Razões contra a redução da maioridade penal;

Ninguém é a Favor de Bandidos, é você que não entendeu nada;

Posição da CNBB;

Ministro da Justiça se posiciona;

Presidente da OAB critica o projeto da redução;

Mais argumentos;

Documento da UNICEF;

Nota da Pastoral da Juventude;

Subsídio Semana da Cidadania 2013;

Link da minha postagem no Facebook;

Um comentário:

  1. Ficou massa o novo visu, tem um tom de tranquilidade com as cores, e pessoas meditando rsrs, mas trazendo um assunto atual e polêmico, que esta sendo muito discutido hoje em dia, mas infelizmente ainda estamos só nas discussões, as pessoas que são contra e as que são a favor estão usando seus argumentos, mas a maioria não esta fazendo nada pra essa realidade mudar. Sou contra a maioridade, mas me sinto de mãos atadas por não poder fazer nada por enquanto. Abração e sucesso cara, você merece.

    ResponderExcluir